TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA MULITISLICE

A Tomografia computadorizada é realizada em aparelhos que emitem radiação e que irá formar imagens axiais como finos “cortes” da região avaliada.


COMO É REALIZADO

Este exame é realizado em aparelho de tomografia computadorizada de múltiplos detectores, sendo que, quanto maior o numero de detectores reais do equipamento, melhor será a qualidade das imagens, especialmente em exames cardíacos e vasculares. Também há a necessidade de um menor volume de contraste endovenoso, nos casos da angiotomografias, pois a avaliação é muito rápida, podendo em alguns exames ser de apenas 4 segundos. Em alguns equipamentos modernos há uma redução na dose de radiação, podendo ser de até 75%.

Dependendo da necessidade de avaliação e da suspeita clínica, o exame de tomografia computadorizada poderá ser realizado sem ou com contraste endovenoso. Quando é realizado com contraste, este é a base de iodo, sendo injetado em veia periférica. Dependendo do tipo de avaliação, como nas angiotomografias, este contraste deverá ser injetado com grande velocidade (cerca de 5mL por segundo) e sempre de maneira homogênea, sendo que, para isto, deve-se obrigatoriamente utilizar uma bomba injetora, que injeta o contraste de maneira precisa e segura.

Após realizado o exame, que não demora mais do que alguns minutos (ou até mesmo segundos, dependendo do local que está sendo examinado), as imagens obtidas são processadas em um computador especial, permitindo diversas reconstruções em múltiplos planos, imagens tridimensionais (3D) e imagens como colonoscopia virtual e broncoscopia virtual.

Este exame, como qualquer outro de diagnóstico por imagem, após ser realizado, precisa ser cuidadosamente analisando por um médico especialista.