RAIOS-X

COMO É REALIZADO

Após a realização na sala de exames, o filme precisa ser revelado em uma máquina especial (nos exames analógicos) ou a imagem precisa ser passada para um computador especial (nos exames digitais).

A quantidade de radiação que um exame normal utiliza é extremamente pequena, sendo que, na grande maioria das vezes, ao ficar ao sol durante um dia de praia, a pessoa recebe mais radiação do que na realização de um exame de raio-X. Entretanto, o técnico de radiologia que realiza o exame precisa se proteger, pois, caso contrário, seria submetido às radiações durante todo o seu período diário de trabalho.

Para a realização de alguns exames, é necessário utilizar contraste na veia ou por via oral, o que será explicado na seção específica.

Este método utiliza radiação e, portanto, não deve ser realizado em mulheres grávidas (exceto em casos especiais, com orientação do médico que está realizando o tratamento/acompanhamento e com consentimento do paciente).

Este exame, como qualquer outro de diagnóstico por imagem, após ser realizado, precisa ser cuidadosamente analisando por um médico especialista, o que demanda tempo e atenção. Portanto, lembre-se que nem sempre a liberação de um laudo e de um exame imediatamente após sua realização é sinônimo de qualidade e precisão, duas coisas que devem ser primordiais no cuidado de nossa saúde.